quarta-feira, 29 de abril de 2009

Blogagem Coletiva - O Filme da Minha Vida - PLEASANTVILLE

O filme “A vida em Preto e Branco (1998),versão do original: Pleasantville, tem Tobey MacGuire (Homem-Aranha) e Reese Whiterspoon (Legalmente Loira), como irmãos, interpretando cenas que vão nos conduzir pela cidadezinha pacata do seriado Pleasantville, década de 50, para onde são transportados (e, juntamente com os personagens, também somos nós!), subitamente, em meio a uma briga pela posse de um estranho controle remoto. O elenco é composto por Jeff Daniels, Joan Allen e William H. Macy entre outros.
Aparentemente é um filme sem grandes efeitos especiais se comparado a alguns aos quais estamos acostumados, contudo, é exatamente nisso que reside toda a magia da trama. A transformação dos personagens é acompanhada das cores que vão se propagando aqui e ali, a começar por uma rosa vermelha. Onde tudo era “perfeito”, coisas acontecem à revelia de uma cidade pautada pela organização, pela ordem, pela mesmice.
Usamos diariamente palavras que conotam significados para expressar o que somos, fazemos ou sentimos em relação ao mundo, por exemplo: Fiquei bege com aquela pergunta! Estou roxo de raiva! Ele é flamenguista roxo! Fiquei vermelha de vergonha! Está até verde de náuseas! Estou azul de fome! Entre outras expressões que você já deve ter dito ou ouvido. Cores são importantíssimas, não só para alegrar ambientes, objetos, vestimentas, etc., elas carregam significados vários, estuda-se cromoterapia,
psicologia das cores entre outras que abordam o assunto a fim de modificar o mundo, ou melhor dizendo, pessoas, de alguma maneira.
Neste filme, em especial, as cores são a metáfora de um mundo em transição constante. A alegria e o medo, do que é novo e diferente, serão revelados de diversas formas.
A VIDA EM PRETO E BRANCO, certamente, é um filme para entreter e fazer pensar: que cores estão saturadas em minha vida e quais ainda faltam para completar o arco-íris dela?

Como toda opinião particular, digo por mim, que é um filme
M-A-R-A-V-I-L-H-0-S-0!
Para mais dados sobre sinopse, elenco e ficha técnica, siga o link do blog
Filmes com legenda











Fonte de imagens: Google

26 comentários:

Ester disse...

Oi Jô,

Humm.. se vc diz que é bom, eu acredito! rs

Não conhecia, mas fiquei curiosa e deu vontade de assistir,

vou colocá-lo na listinha extensa de filmes que ainda quero assistir,

Excelente sua postagem e participação nessa coletiva!


Bjs!

Compondo o olhar ... disse...

não conheço este filme, e vc aguçou minha curiosidade.... c certeza vou assistí-lo!!
bela participação!!!

bjocas

PS: tbm estou participando, dá uma olhadinha lá.

Unknown disse...

Oi,
Cheguei até aqui por causa da Blogagem Coletiva, tb estou participando!
Não conheço esse filme, apesar de adorar a Reesse.
Bjos,
Paulinha

Mírian Mondon disse...

Bela participação! Já ouvi falar mas ainda não vi!
Vou procurar para assistir porque sua descricão despertou a curiosidade! Nesta blogagem estou recordando alguns filmes queridos e ganhando dicas preciosas como parece ser essa sua!

Obrigada e abraços!

Cristiane Marino disse...

Oi Jô!

Eu já assisti esse filme, mas na época não tinha tido esse olhar todo para o filme, hoje tenho vontade de revê-lo e agora prestando atenção aos detalhes que você já comentou e escreveu tão bem aqui.
Gosto de filmes que nos balançam, fazendo pensar dessa forma que você diz "cores estão saturadas na minha vida?" é sempre bom fazer umas faxinas né? rs

Bjins

Vanessa Anacleto disse...

Adorei este filme também, produção original e super bem cuidada! Muito obrigada por participar deste desafio.

Abraço

Karen disse...

Assino embaixo da sua escolha. Estou apaixonada com a seleção do pessoal. Vontade de assistir a todos novamente ou pela primeira vez.
Se quiser dar uma espiada na minha seleção, está no 'Façamos um Brinde'.
Beijo e um otimo fds.

Letícia Losekann Coelho disse...

Oi Jô,
menina que post lindo esse teu! Amei! Eu vi esse filme e adorei também!
Beijos menina

Paulo Ka disse...

Oi Jô, Boa tarde!
Adorei sua escolha, pois também gosto muito desse filme inclusive consta na lista em meu blog.
E seu texto ficou brilhante!
Parabéns pela escolha e pela paricipação...

Paulo Ka
the K theory

disse...

Ester, digo e repito que é MUITO BOM(rs), acredito que não se arrepende quem o assiste. É um filme que nos leva a ter um olhar para dentro de si, além de proporcionar alguns risos, ótimo entretenimento. Obrigada pela confiança! Bjins e até!

disse...

Ivany, que bom eu ter "aguçado" a sua curiosidade, de fato, é o que pretendia, pois, tudo que é bom deve ser compartilhado. Bjins e obrigada! Até!

disse...

Olá Paula! Blogagens levam pessoas para muitos lugares desconhecidos, não é? Cá esteve você para provar isso. Se gosta da atriz, com certeza vai gostar muito mais da participação dela em Pleasantville, assista! Bjins e até!

disse...

Olá Mírian!Obrigada! Fico feliz que tenha despertado você para assisti-lo, fico parecendo vendedor que recebe comissão extra?hehe! Sério mesmo, vale a pena, o filme é de uma sensibilidade enorme e de muitas lições de vida. Bjins e até mais!

disse...

Cris, realmente merece uma reprise já que você não o viu com outros olhos. Estou à procura (na época só havia locado para assistir) e vou te dizer que nem é tão fácil encontrá-lo, não sei a razão, mas assim que eu tiver (e terei!Ele é muito bom!) te empresto, com prazer. Bjins e até!

disse...

Oi Vanessa! Vou redundar repetindo o quanto é bom e concordando com quem já o assistiu, não é? Mas, quando o filme realmente vale a pena não custa dizer. O desafio foi ótimo, aliás, foi gratificante. Bjins e até!

disse...

Olá Karen! Obrigada pelo convite, assim que eu der conta das pendências por aqui verei sim sua blogagem. Quero conhecer indicações de filmes novos e relembrar também os já vistos, é muito bom fazer tanto um quanto outro. Bjins e até!

disse...

Oi Tita! Admiro você porque sempre prestigia o conteúdo do post e o próprio post muitas vezes. Obrigada de coração! Fico feliz demais com comentários assim. O filme é maravilhoso, não canso de repetir e indicá-lo! Bjins pra ti!

disse...

Olá Paulo! Que bom ter gostado do post, sabe, o filme inspira coisas boas assim, torna-se fácil escrever sobre o "colorido" que a vida pode ter quando se depara com a mensagem n'A Vida em Preto e Branco. Ótimo tê-lo incluído em tua lista também. Bjins e até!

Nanda Botelho disse...

De cara não lembrei, mas quando fui lendo percebi que já tinha visto e achei a metáfora muito interessante. Cor e vida relacionados, quanto mais vida mais cor!

Ótimo filme! Parabéns pela lembrança, vou assistir de novo!

Também estou participando, abraço!

Gisele Amaral disse...

É um belo filme mesmo e a idéia, muito original. Boa escolha!

Beijos.
=*

*Renata Gianotto disse...

Também gostei muito deste filme quando assisti. Criativo e diferente :)

disse...

Olá Nanda! A ideia da vida estar relacionada às cores é bem esta que propus e você logo captou, hein!rs. E sugiro que assista novamente, com certeza! As cores ganharão mais vida! Bjins e até!

disse...

Oi Gisele! Obrigada e, logo quando eu soube da coletiva já lembrei deste filme, ele marcou muito. Bjins pra ti!Até!

disse...

Oi Renata! Que bom saber que muitas pessoas o assistiram e, assim como eu, também gostaram demais. Quem o assiste(iu) não tem como dizer o oposto. Bjins e até!

Anônimo disse...

Nossa, que dica legal. Eu desconhecia este filme (mesmo pelo nome). Vou incluí-lo em minha lista de filmes já...rss

Adoro filmes antigos, em P&B, e esta temática deve ser mais interessante ainda.
*Só agora que comecei a ler os textos da blogagem..rss

Bj
@Celitu

disse...

Oi Marcelo! Antes tarde do que nunca...rs. Eu mesma estou devendo muitas e muitas visitas de blogagens, nas últimas semanas foram várias, isso deixa a gente mais sem tempo mesmo. Tudo bem, sabemos o endereço dos amigos e logo que der a gente aparece, não é isso? Esse filme é ótimo, até agora não passou ninguém por aqui que o tenha visto e dissesse o contrário. Bjins e até mais!