quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PAZ Conciliadora!

Falar de paz parece-me algo tão complicado, especialmente quando o mundo está cada segundo mais e mais carente desse sentimento.

“Sentimento”? Será que se todas as pessoas sentissem a paz dentro de si as coisas estariam do jeito que estão ou do jeito que já foram quando estouraram guerras mundiais?

Sentir paz garante que tenhamos paz? Por muitas vezes estive em paz, porém, do lado de fora não havia nenhuma. Por quê? Penso que a falta de paz do outro acabava invadindo a minha calmaria e bagunçava com tudo! De quem seria a culpa? Dele porque me incomodava com seu desassossego ou minha porque me fechava em concha para o resto do mundo? Estaria eu vivendo um tipo de paz egoísta, então? Ou o outro estaria desprovido de algo que ele nem sequer desejaria sentir?

Trabalho diariamente com muitas pessoas, algumas nunca vi na vida, outras vejo toda santa hora e noto que a sensação de paz aparece sempre nas mesmas pessoas enquanto em outras a paz é inexistente, pelo contrário, travam batalhas e até verdadeiras guerras contra si e, lógico, contra os que estão à volta. Parece que sentir ou ter paz está relacionado com nossa disposição diante da vida, isto é, se eu me prontifico a ser “da paz”, provavelmente, minhas atitudes refletirão isso e não digo que ser “da paz” signifique ser “mosca morta”, hein! Nada disso! Talvez por essa razão muita gente menospreze quem seja conciliador, quem busque a paz em si e a transmita aos demais como o fez Mahatma Ghandi (1869-1948), por exemplo, que mesmo não tendo se valido de armas nem de atos violentos, conseguia apoio e adesão nas suas lutas, por isso lutar também não precisa, necessariamente, ser um ato de rebeldia, não precisa estar atrelado a nenhum tipo de arma que fira fisicamente outras pessoas, e muito menos, não precisa de armas psicológicas, que coagem, que humilham e deturpam a dignidade, em certas ocasiões ferem mais que um tapa!

A paz conciliadora que propus é aquela que precisa ao menos de dois lados para que, de fato, reine harmonia em mim, em ti, em nós.

Jesus, o Filho de Deus, alguém que experimentou e viveu neste mundo sabia o que estava dizendo aos apóstolos:“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!(Jo 14,27).”

A paz que nos é dada pelo mundo está muito aquém da paz que Cristo estava deixando, por isso muitos procuram por esta última como quem busca um tesouro no fim do arco-íris, afinal, já devem ter experimentado a paz do mundo que não lhes satisfez plenamente.

Desejo que cada ser humano experimente a paz que não se abala com o barulho lá de fora, que não se fecha em si mesma, ao contrário, está voltada 360° para o próximo porque só assim a Paz Conciliadora pode sobreviver.

Este texto faz parte do Blog Blast for Peace promovido por Mimi Lenox.

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!(Jo 14,27).”

16 comentários:

Bluezy disse...

Estou contente por ter lido a sua entrada para o Blogblast. Eu sou Americana, mais eu vivia em Porto Alegre muitos anos passado. E' importante que todo mundo ver um caminho de paz. Eu penso que se podemos dar comida e edificios e emprego e educacao e nao brigar porque os religios sao differente.

disse...

Oi,Bluezy!
Fico feliz que já tenha visto meu post e concordo que o ser humano é capaz de grandes coisas se o coração estiver pacificado, independente de qualquer diferença, não é?
Bjins e até!

Cris Marino disse...

Jô...

O que é esse blogblast?

Eu gostei mto do seu texto...uma reflexão interessantíssima, eu sempre penso sobre isso cada um tem a paz que merece né? acho sim que paz é tbém nossa posição diante dos problemas, e nao acho que sua paz naquele momento seria egoísta, mas apenas questão de postura para manter a sanidade rs.
E sempre te vi como a conciliadora o que é uma virtude.
Bjokasss

rose AKA Walk in the Woods - she/her disse...

Pace.

Anndi disse...

Magnifico!

disse...

Oi Cris!
Descobri esse movimento pela paz numa divulgação e post lá no Blog Luz de Luma e faz tempinho que blogueiros se unem pela paz numa espécie de blogagem coletiva. Foi uma experiência nova porque envolve gente de vários continentes e o tema é pertinente.
É verdade que precisamos da paz até para manter a sanidade e continuar a vida por aqui.
Gostei de saber que tenho a virtude de conciliar [:D], muitas vezes acho que estou pra dissipar, mas, realmente, faço um esforço pra manter a união.
Brigadim! Bjokas pra você também! Inté!rs

Hi, Walk in the Woods!
Que a paz invada cada blogueiro e todos que estiverem ao redor.
Bjins e até!

Hi,Anndi!
Muito obrigada. Espero que minha contribuição não fique só em palavras, mas, que eu possa sentir a paz invadindo meu ser e possa senti-la advindo de outras pessoas.
Bjins e até!

Travis Cody disse...

I don't understand the language, but I get the message of peace.

disse...

Hi, Travis!
Realmente, existe dificuldade de comunicação entre idiomas diferentes, porém, é possível abstrair além do conteúdo através de imagens, do engajamento com o tema e outros detalhes que os blogueiros conseguem perceber.
Obrigada pela visita. Bjins e até!

Sherry Blue Sky disse...

Blessings and peace to you and yours - and to everyone everywhere:)

disse...

Hi, Sherry Blue Sky!
Deus abençoe você também e cada pessoa no mundo, especialmente, aquelas mais necessitadas de paz e amor.
Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
Bjins e até!

Mimi Lenox disse...

A truly beautiful peace globe!
Wishing you peace and joy now and always.

Mimi

#1896 in the Official Gallery at blogblastforpeace.com

disse...

Olá, Mimi!
Obrigada pela visita e desejo a você também paz e alegria, além de outros "blogblast for peace" repletos de notícias boas para se comemorar um mundo melhor a cada dia.
Kisses for you!

Annelisa disse...

Love your Peaceglobe!

Wishing you and yours peace, harmony and happiness x

disse...

Oi, Annelisa!
Obrigada pela visita e pelos desejos de paz,harmonia e felicidade. O mesmo quero dizer a cada blogueiro que participou desse evento, deixando palavras e imagens que demonstram o quanto muitos, milhares de nós querem um mundo melhor.
Bjins e até!

Annelisa disse...

Yes, 'making words and images that show how many thousands of us want a better world' about sums it up!

Your peace post is now linked in my blog: Peace Bloggers Unite

disse...

Olá, Annelisa!
Bom recebê-la novamente e fico feliz que meu post sobre a paz esteja linkado em teu blog.
O gesto de blogar e escrever parece solitário e tão simples, mas, creio que ele ecoa quando nos juntamos assim.
Bjins e até!