sábado, 1 de março de 2014

Quinquênio do Viraletras

Ai, que saudades do meu bloguinho, que saudades das palavras, dos textos, da interação com a blogosfera.
Saudade é palavra de ordem que ocupou 2013 (e ainda ocupa com intensidade esse comecinho de 2014…), mas, Deus tem trabalhado desde sempre nos corações daqueles que vivem suspirando "ais" de saudades, alguns não só suspiram como choram e derramam lágrimas amargas junto delas. A ausência dos que amamos torna-se uma pilha enorme de lembranças que vêm à tona a todo momento.
Sinceramente, saudades das pessoas que se foram ano passado: um sobrinho, tão jovem; um amigo, tão próximo… Outras conhecidas que não eram do nosso círculo, mas que faziam parte da vida de pessoas com quem trabalhamos e convivemos na família, histórias tristes cruzando as nossas e até se assemelhando.
Isso tudo tem nos feito gente que entende cada dia mais a efemeridade neste mundo e nos faz desabrochar na fé em Deus na pessoa de Jesus Cristo porque sem essa realidade espiritual nada teria sentido realmente, essa vida seria somente uma vida que passa e deixa apenas saudades.
"Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe". (II Coríntios 5, 6-9)
Se nossos esforços são feitos em prol do bem, em prol do amor que o cristianismo sempre ensinou e sob o qual fundamenta suas bases, se nos esforçamos por andar na luz e fugimos das trevas, de tudo que contraria o melhor que pode haver em nós, então, caminhamos no rumo certo. Obviamente que as tribulações farão parte da vida, as dificuldades e as saudades, inclusive, pois, o cristão não é isento de cruz, muito pelo contrário, o verdadeiro cristão sabe que terá de carregar pequenas e grandes cruzes pelo caminho até que sua vida se esgote no calvário do mundo e ressurja gloriosa na fé que deposita no Filho de Deus.
Também é certo que o cristão se alegra nesta vida, conquista vitórias, saboreia felicidade. E, deste feito, tenho a agradecer tantos posts que consegui expor aqui nesse espaço. Sim, ano após ano fui postando cada vez menos, até que não consegui postar nada ano passado devido às prioridades que elenquei em particular, contudo, não paro de escrever e criar, sempre que posso compareço com o  dom que Deus me deu. Pessoas me pedem um texto para algum evento e dou o melhor de mim, isso alegra meu coração e sei que ainda poderei postar mais vezes no Viraletras em outros tempos.
Agora é tempo de educar os filhotes, aliás, estão no topo das minhas prioridades junto do esposo e de nossas famílias.
"Observei a tarefa que Deus entregou aos homens, para com ela se ocuparem: tudo o que Ele fez é apropriado para cada tempo. Também colocou o senso da eternidade no coração do homem, mas sem que o homem possa compreender a obra que Deus realiza desde o começo até ao fim. Então compreendi que não existe para o homem nada melhor do que alegrar-se e agir bem durante a vida. E compreendi também que é dom de Deus que o homem possa comer e beber, desfrutando do produto de todo o seu trabalho. Compreendi que tudo o que Deus fez dura para sempre. A isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar (...)”. (Eclesiastes 3, 10-14)
Já que esse post exalou tantas saudades, quero celebrá-lo com um poema de Pablo Neruda intitulado "Saudade":
Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...
Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
Agradeço sempre aqueles que prestigiaram esse singelo blog e os que ainda prestigiam, mesmo quando essa blogueira escreve algo de tempos em tempos…
Obrigada por compartilhar esses 5 anos do Viraletras, nos seus altos e nos seus baixos, afinal, a fidelidade é assim, acompanha o outro em todos os momentos.
Fonte da imagem: Google

Nenhum comentário: