sábado, 8 de maio de 2010

Próxima parada: Maternidade! Quem embarcar não desce mais…

Definir o “ser mãe” é algo que beira o superficial quando proposto apenas em palavras. Amo as palavras, elas nos ajudam de tantos modos que não sei se conseguiria viver sem, não imagino o mundo de outra maneira, porém, dizer o que significa a maternidade é quase impossível se as palavras ditas ou escritas não se conectarem de um jeito todo especial com essa realidade. Eu digo que quero amamentar, proteger, cuidar, corrigir, amparar, educar, aconselhar, amar e tantos outros verbos repletos de bons conceitos, de  atitudes positivas, de algo maior que nós mesmas…

São palavras que ganham significado específico a partir do momento em que temos nos braços aquele pequenino ser, indefeso e ingênuo – um anjinho! Sim, bebês são anjos para mim, acredito que sejam para todas as mães, pois, naquele instante no qual se costuma dizer “agora a ficha caiu! Sou mãe! Como faço?”, existe dentro de cada mulher disposta a aceitar essa dádiva uma força propulsora que é despertada com o nascimento, até então a gravidez é um período de transições, de ansiedades, de preparo, mas, não se compara com o que acontece depois dela. Mesmo a mais consciente, a mais instruída, a mais forte das mulheres tende a se desequilibrar, a perder o chão, a temer tudo e todos quando assume tão importante papel tornando-se mãe. Milhões de dúvidas e preocupações em cada passo, entretanto, aquela criança consegue trazer paz e alegria em meio a isso! Estranho que num minuto tudo pareça caótico, especialmente quando estreamos esse papel, e no minuto seguinte as coisas encontrem seu lugar.

Gostaria de definir com palavras os sentimentos que invadem nosso ser, contudo, são tantos e tão variados que sem uma alegoria seria difícil e, nesse ponto, penso que ser mãe é embarcar numa montanha-russa readaptada! Com altos, baixos, loops, ziguezagues, trechos sinuosos, além de  muitos em linhas retas e tranquilas! Por vezes levamos sustos enormes com solavancos inesperados, e ai daquelas que não puserem o cinto de segurança! Em outras somos levadas pela emoção, soltamos os braços e gritamos, descabeladas, feito loucas! Só não enfartamos com tudo isso porque descobrimos que há trechos de calmaria nessa montanha-russa, revigorantes e até relaxantes, em que é possível sentir a brisa ao invés das rajadas de vento, e, exatamente por conta deles, nos recompomos, ajeitamos a cabeleira, respiramos fundo e nos preparamos para a próxima volta, já que sabemos, depois de algumas experiências, como é enfrentar essa viagem. Subiu? Não tem volta, hein! Tem quem queira até repetir a dose mais de uma vez! Tem quem ache o brinquedo sem graça e não queira embarcar, mas, quem pôde tem uma visão bem diferente do mundo, visto através de outros olhinhos!

Desejo a cada mamãe um dia muito feliz, aliás, muitos dias felizes! Aproveite bem o embarque!

Vamos nessa!!!Uhuuuu!!!

"A emoção de SER MÃE é uma inexplicável aventura!" Fonte da imagem: Google

3 comentários:

Menina das Estrelas disse...

Oi Jô. Espero que você esteja bem. Depois d'eu ter passado (mais uma vez) pela triste experiência de ter crianças chorando em meu colo por terem feito apresentação de "dia das mães" para desconhecidos, só mesmo um post desse para alegrar meu final de semana.
Que Deus abençoe a todas aquelas que são RARAS e veem a palavra MATERNIDADE com compromisso. Porque essa dádiva que Deus dá, realmente deveria ser concedida para as ESPECIAIS.
SAUDADES, MOÇA!

Cris Marino disse...

Olá Garota das Letras!!!

Eu amei e me emocionei com seu texto tão verdadeiro sobre o que é ser mãe, e como uma mãezinha entende a outra né? pq qdo li seu texto parecia relato meu rs, a gente se prepara lê sobre o assunto, se instrue e qdo chega na hora ual! que vendaval! mas encontra forças para se equilibrar e tentar ser melhor mãe a cada dia.
Feliz Dia das Mães a vc! Deus te conserve essa mãezinha especial, querida, fofa, ligadona, dedicada, carinhosa rs e tudo o mais q vc é!
O Lilo é um anjo querido e merece mto essa mamãe que ele tem.
Bjos no coração,parabéns pelo texto lindo.

disse...

Olá Menina das Estrelas!
Estou bem sim, graças a Deus e espero que você também esteja depois dessa apresentação (meu pequeno já chorou no primeiro dia das mães na escolinha...rs,ô pecado! Mas, faz parte do processo, as professoras ensaiam e fazem de tudo pra que a coisa saia bonitinha e perfeita, não estressa, ok? Eu via crianças cheias de trejeitos e faceiras, outras paralisadas e o meu junto de alguns chorando com medo da tietação das mães, pais e parentes...kkk! Agora já ficou descontraído e até gosta de se apresentar, conta coisas, é fofo!).
Muito obrigada pelas palavras de carinho sempre! Concordo contigo, tem mulher que não deveria receber essa dádiva e recebe, faz e desfaz... Outras ficam doentes para ter o próprio filho e muitas vezes são obrigadas a encarar uma triste realidade de não poder engravidar naturalmente feito aquelas. A mãe natureza é sábia e o Pai que criou uma e outra é mais ainda, eu creio que Ele tem propósitos diversos e mesmo os que parecem contraditórios e estranhos devem ter seu valor e significado nessa travessia.
Bjins e até!

Oi Cris!
Quanto tempo, que saudade...rs, pelo menos por aqui (ao vivo a gente se encontra quando pode, né?) e sabe, eu bem me inspirei na tua nova realidade com a Gabi, muitas coisas vivenciei e agora as vejo se repetindo com você. Espero que eu tenha mesmo traduzido a essência da maternidade nessas linhas, essa identificação é boa, crescemos juntas em vários aspectos e, atualmente, enquanto mães, trocamos ideias sobre experiências com os pequeninos, nossos anjos mesmo! Amo ser mãe do Lilo e quero que ele saiba sempre disso.
Valeu sua visita, sei que a Gabizinha necessita muito carinho e cuidados, é dificílimo esse começo, logo tudo fica menos desgastante, começarão a se divertir muito mais juntas! Aproveite cada trecho desse passeio!Bjokas na linda da dinda e em você! Até e fiquem com Deus!